Marcos Rezende com Bombeiros, o secretário de Planejamento Urbano, José Antonio de Almeida e voluntários no Projeto Doce Futuro
O vereador Marcos Rezende (PSD) está solicitando ao prefeito Daniel Alonso (PL), a permissão de uso de uma área localizada entre as Ruas Jaci Batista e Josefa Pereira Alves, no Jardim Maracá, zona norte de Marília, pelo Projeto Doce Futuro e Agrofloresta de Marília. Requerimento nesse sentido deverá ser votado na sessão camarária desta segunda-feira (13).
O Projeto Doce Futuro foi criado há cerca de dois anos em área escolhida para recuperação ambiental. Recupera uma imensa área degradada, reflorestando o espaço, desassoreando nascentes e reintroduzindo a fauna silvestre no ecossistema.
Antes totalmente degradada pelas queimadas e descartes de lixo, hoje, a mesma área apresenta a recuperação de quatro nascentes, o plantio de 8.735 árvores nativas de espécies variadas, 17 espécies de abelhas sem ferrão, que ajudam na polinização da flora local, bem como atraiu a biodiversidade, reintroduzindo diversas espécies de insetos, pássaros e pequenos animais, como borboletas, tucanos, seriemas, corujas, sanhaço azul, pica-pau, saguis, dentre outros, reequilibrando a cadeia alimentar na área.
O local já vem sendo cuidado e preservado pelos organizadores e voluntários do Projeto. Todo trabalho sob orientações de órgãos oficiais, como o Ibama e a secretaria estadual da Agricultura.
Já no setor de agrofloresta, o Projeto Doce Futuro cultiva alimentos sem uso de agrotóxicos, como mandioca, milho, feijão, batata doce, quiabo, batata e outros, sendo que a maior parte da produção é repassada à entidades assistenciais.
"Por esse importante trabalho e parceria entre o Projeto e o Poder Público, solicitamos que seja efetivada a permissão de uso da referida área pelos integrantes do Projeto Doce Futuro, no sentido de que os trabalhos, de forma exemplar e inspiradora, possam continuar rendendo tantos benefícios à nossa cidade", explica Marcos Rezende.
Comentários