top of page
Buscar

Vera Cruz recebe nebulização de combate à dengue e vacinação contra a gripe nas unidades de saúde

  • Adilson de Lucca
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

Nebulização veicular será realizada pela primeira vez na cidade como medida adicional para eliminar o Aedes aegypti adulto. Vacinas já estão nos postos de saúde

O prefeito Davoli, de Vera Cruz, segue investindo e priorizando a saúde pública. A Diretoria de Saúde e Higiene iniciou nesta quarta-feira (2) a aplicação do fumacê, um método de nebulização veicular para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A ação ocorre pela primeira vez no município e faz parte do conjunto de medidas adotadas para intensificar o enfrentamento à doença.

O fumacê consiste na aplicação de inseticidas dissipados no ar para atingir o mosquito já adulto. De acordo com a diretora de Saúde, Adriana Ramires, a medida é mais um reforço na estratégia de controle do vetor, mas não substitui as ações preventivas, como a eliminação de criadouros.

O fumacê é seguro?

O Ministério da Saúde assegura que todos os inseticidas utilizados na ação possuem aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo considerados seguros para a população.

Cronograma de aplicação:

Em Vera Cruz, a ação será realizada com nebulização veicular em diferentes regiões da cidade ao longo de dois dias quarta-feira dia 2 de abril e quinta-feira 3 de abril após às 17h.

Quarta-feira (02/04)

  • Centro (pra baixo da linha)

  • Cid Pimentel

  • Jardins Bela Vista

  • Aeroporto I e II

  • Residencial Eduardo Dias Calvo

Quinta-feira (03/04)

  • Centro (pra cima da linha)

  • Lorenzetti

  • CECAP

  • Tancredo Neves

  • Cruzeiro do Sul

A Diretoria de Saúde alerta que fatores climáticos podem alterar o cronograma. Em caso de chuva ou ventos fortes, a aplicação poderá ser reprogramada.

A Prefeitura esclarece que a população não precisa sair de casa durante a aplicação do fumacê, apenas manter portas e janelas abertas para que o inseticida tenha maior eficácia. Além disso, é fundamental que todos continuem colaborando no combate à dengue, eliminando recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito.

A intensificação das ações de combate ao Aedes aegypti ocorre em um momento de alerta, pois os casos da doença seguem em alta no município. De acordo com o Boletim Epidemiológico nº 4, os números atualizados da dengue em Vera Cruz são:

Situação atual:Casos notificados: 812Casos suspeitos: 275Casos negativos: 177Casos positivos: 360Óbitos em investigação: 2Óbitos confirmados: 0

Diante desse cenário, a Prefeitura reforça o pedido para que todos redobrem os cuidados, eliminando possíveis criadouros do mosquito e adotando medidas preventivas para evitar novas infecções. A luta contra a dengue é um compromisso coletivo!

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE       

Imunização já está disponível nas unidades de saúde para grupos prioritários e especiais

A Prefeitura de Vera Cruz também iniciou hoje a Campanha de Vacinação contra a Influenza. A imunização, promovida pela Diretoria Municipal de Higiene e Saúde, já está disponível em todas as unidades de saúde da rede municipal, garantindo proteção contra a gripe para os públicos prioritários.

A vacina contempla crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos. Além disso, grupos especiais também estão incluídos, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. Entre eles estão puérperas (mães que tiveram filhos há até 45 dias), trabalhadores da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas e condições especiais, povos indígenas, quilombolas, profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento, além de caminhoneiros, portuários, trabalhadores do transporte coletivo, dos Correios e pessoas em situação de rua.

A vacina disponibilizada pelo SUS é trivalente, garantindo proteção contra as cepas da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2. Ela é segura e eficaz, reduzindo os riscos de agravamento da doença, internações e óbitos, além de ajudar a conter a disseminação do vírus na comunidade.

A imunização é contraindicada para crianças menores de 6 meses e pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves em doses anteriores. A Prefeitura reforça a importância da vacinação e convida toda a população elegível a comparecer às unidades de saúde para garantir a proteção contra a gripe.

 
 
 

Comments


bottom of page