Em uma eleição sem surpresas, o vereador Danilo da Saúde (PSDB), foi eleito presidente da Câmara de Marília nesta quarta-feira (1°). Com integral apoio do prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), ele obteve votos de 15 dos 17 vereadores.
O vereador Luiz Eduardo Nardi (Cidadania) e Júnior Féfin também concorreram ao cargo e obtiveram um voto cada (votaram neles mesmo).
Logo após as eleições do dia 6 de outubro, Nardi foi conversar com o prefeito eleito, Vinicius Camarinha e expôs seu desejo de concorrer à presidência do Legislativo, cargo que já ocupou por três vezes, a última delas no biênio 2013/2014 (no mandato de Vinicius 2013/2016).
Vinicius disse que já havia fechado acordo com Danilo da Saúde para a disputa. "Se eu soubesse que era por ordem de chegada, eu teria falado com o Vinicius logo após os resultados das eleições", ironizou Nardi ao comentar o episódio.
Diplomático e experiente em seu quinto mandato na Câmara, Nardi deverá seguir no bloco de sustentação ao prefeito. Mas, inegável que o fator disputa pela presidência do Legislativo este ano abalou o relacionamento político entre eles.
NOVA MESA DIRETORA DA CÂMARA
Danilo da Saúde (PSDB) - Presidente
Professora Daniela (PL) - Vice-presidente
Delegado Damasceno (PL) - 2° vice-presidente
Élio Ajeka (Progressistas) - 1° secretário
Vânia Ramos (Republicanos) - 2ª secretária
Fabiana Camarinha (Podemos) 3ª secretária
Batata Corredato (Progressistas) - 4° secretário
Féfin, Danilo da Saúde e Nardi na diplomação dos eleitos, este ano
RELAÇÕES DE VINICIUS E DANILO
Vinicius e Danilo da Saúde foram candidatos juntos pela primeira vez nas eleições de 2008, quando Vinicius disputou a Prefeitura pela primeira vez, obteve 40.666 votos e perdeu para o prefeito reeleito Mário Bulgareli. Danilo foi candidato a vereador pela primeira vez e conseguiu cerca de 700 votos.
2012. Vinicius (então PSB) se elegeu prefeito pela primeira vez com 61.767 votos e Danilo não conseguiu se eleger vereador, obtendo 1.808 votos pelo PTN. ]
No mandato de Vinicius, Danilo chegou a assumir o cargo de secretário municipal da Saúde.
Na campanha eleitoral de 2016, quando tentou a reeleição, Vinicius "abraçou" a candidatura de Danilo da Saúde (PSB) a vereador. O declarado apoio gerou ciumeira entre os demais candidatos a vereador pelos partidos que integravam a coligação com o PSB. Vinicius obteve 48.218 votos e perdeu para Daniel Alonso. Danilo foi o vereador mais votado, com 3.831 votos.
Danilo se reelegeu em 2020 com 1.604 votos. Integrou a chapa que apoiava Abelardo Camarinha (Podemos) como candidato a prefeito. Camarinha foi impugnado e Daniel Alonso reeleito.
Nas eleições de 6 de outubro deste ano, Vinicius (PSDB) se elegeu prefeito com 62.050 votos e Danilo da Saúde (PSDB) foi reeleito para o terceiro mandato com 2.409 votos.
Prefeito Vinicius, Danilo da Saúde e o vice-prefeito Rogerinho
Commentaires