Após receber pedidos de ajuda de grande parte de familiares e amigos de dependentes químicos (viciados em drogas e álcool) em Marília, o vereador Evandro Galete (PSDB) apresentou Requerimento (425/2019), solicitando a implantação em Marília do Programa Recomeço (veja detalhes abaixo).
Após a aprovação do Requerimento por unanimidade no plenário da Câmara, Galete esteve por diversas vezes no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, junto à Secretária de Desenvolvimento Regional, levando essa importante reivindicação.
"O drama dos viciados em drogas e álcool resulta em grande dificuldades para as famílias, principal mente pelos custos, falta de clínicas e profissionais. Um grande problema existente em nossa sociedade. Diante do exposto fizemos esse encaminhamento ao Governo do Estado e graças a Deus fomos atendidos em nosso requerimento, com a implantação, agora, desse importante programa de apoio", disse Galete. "Vemos uma luz ao fundo do túnel à essas vítimas de uso de entorpecentes, entre outros", ressaltou.
O vereador afirmou ainda que, assim, podemos tentar dar aos pais e familiares uma nova esperança para a recuperação e um recomeço como diz o projeto. "Uma preocupação desde 2018, que sempre me afrontava por conta disso", lembrou Galete.
O Programa Recomeço – Uma Vida Sem Drogas, é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura Marilia, através das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos.
O vereador Agradeceu os presentes na apresentação programa, entre eles: Bárbara (Saúde Mental), Dr. Calil, (psiquiatra secretaria da Saúde), dr. Wilson Damasceno (Secretário Direitos Humanos), Daniela (secretária substituta da Assistência Social) e Ilca (assistente social da Saúde).
PROGRAMA RECOMEÇO – UMA VIDA SEM DROGAS
O que é?
È um programa que promove ações preventivas do uso indevido de substâncias psicoativas, o enfrentamento ao tráfico de drogas, controle e requalificação de territórios específicos, oferece acesso à Justiça e à Cidadania, apoio socioassistencial e tratamento médico aos dependentes de substâncias psicoativas, suas famílias e comunidade.
Objetivo
Proporcionar condições para uma vida saudável e digna à população do Estado de São Paulo e auxiliar os dependentes de substâncias psicoativas, seus familiares e comunidade a trilharem da melhor maneira possível o caminho para recuperação e retorno a uma vida plena.
A quem se destina
A todas as pessoas expostas ao risco, uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas no Estado de São Paulo, incluindo seus familiares e comunidade.
Estratégia
Promover, articular e executar ações nos cinco eixos temáticos:
Prevenção
Tratamento
Reinserção Social e Recuperação
Controle e requalificação dos territórios degradados
Acesso à Justiça e Cidadania
Atuação
Atua por meio da conjugação de ações de Secretarias, órgãos e entidades da administração direta e indireta do Estado e dos Municípios, com a participação da sociedade civil, bem como de outras entidades nacionais ou internacionais fora da esfera pública com interesses convergentes aos objetivos do programa, em conformidade com as políticas setoriais afins de âmbito nacional, estadual e municipal.
Princípios
- Oferecer tratamento adequado e igualitário aos usuários e dependentes químicos.
- Desenvolver ações intersecretariais e intersetoriais.
- Identificar e adequar as ações do Programa Recomeço às demandas territoriais, às características etárias, culturais e de gênero.
- Monitorar e divulgar periodicamente com avaliação quantitativa e qualitativa das ações do Programa Recomeço.
- Desenvolver o protagonismo das comunidades e famílias no enfrentamento às drogas.
Casa de Passagem
O secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo inaugurou a Casa de Passagem Programa Recomeço, que atenderá exclusivamente usuários de substâncias psicoativas.
O local vai abrigar homens maiores de 18 anos que se encontram em situação de rua ou com vínculos familiares fragilizados, e que estejam associados às ações estaduais de enfrentamento ao uso de drogas, especialmente o crack.
DISQUE RECOMEÇO: 0800 227 2863
Comentarios