Em ação de cidadania e consciência ecológica, integrantes da Associação Agrária Marília promoveram neste domingo (19), uma importante atividade de limpeza nas margens e entornos da Represa Cascata, na zona leste da cidade.
Durante a ação, foram recolhidos diversos tipos de resíduos descartados de forma inadequada, como garrafas PET, isopor, copos, escapamentos de carro, vidros, tampas e outros materiais.
A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e garantir a proteção de um dos patrimônios naturais da região.
A Associação Agrária Marília agradece a todos os voluntários que participaram e reforça a necessidade do descarte correto de resíduos para manter o meio ambiente limpo e saudável.
Essa ação demonstra o compromisso da comunidade em cuidar do meio ambiente e preservar recursos para as futuras gerações.
SOBRE A ASSOCIAÇÃO AGRÁRIA DE MARÍLIA
A Associação Agrária de Marília é uma entidade devidamente registrada em cartório que nasceu em outubro do ano passado estimulando a Agricultura Familiar e o Desenvolvimento Sustentável, se destacando como uma importante aliada neste setor em Marília e região, além de contribuir com a valorização dos pequenos agricultores e o desenvolvimento sustentável no campo.
Com um trabalho focado na inclusão e na capacitação, a entidade visa atuar para fortalecer esse setor fundamental para a segurança alimentar e a economia local.
A agricultura familiar é uma das principais atividades na zona rural de Marília, englobando o cultivo de hortaliças, frutas, produção de leite setor granjeiro e outros produtos que abastecem tanto mercados locais quanto regionais.
Diante das dificuldades enfrentadas por pequenos produtores, como o acesso limitado ao crédito e tecnologias, a nova Associação buscará oferecer esses instrumentos, via parcerias com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e outras entidades, garantindo que essas famílias tenham melhores condições na produção com qualidade, livre de agrotóxicos e com preços competitivos no mercado local e regional.
EQUILÍBRIO AMBIENTAL
Com aprimoramento das práticas de cultivo, a associação incentiva o uso de técnicas agroecológicas, como compostagem e controle biológico de pragas, alinhando a produção com a preservação dos recursos naturais. Esses conhecimentos permitem que os produtores aumentem sua produtividade sem perder de vista a responsabilidade ambiental e equilíbrio ambiental
A associação projeta também a promoção de feiras e mercados solidários, criando e intensificando espaços para que agricultores familiares vendam diretamente seus produtos ao consumidor final.
Esses eventos não apenas garantem uma renda mais justa aos produtores, mas também fortalecem o consumo local, conectando a cidade com a produção do campo e reduzindo a dependência de intermediários.
INCENTIVO AO HOMEM NO CAMPO
Outro grande objetivo da entidade é o retorno do homem do campo para a terra, com o suporte que o governo federal tem oferecido, buscando engajamento com as novas políticas públicas de incentivo e apoio, como a reforma agrária.
A entidade tem um foco primordial nas mulheres do campo, arrimos de família e nas juventudes promovendo da igualdade e incentivando o empreendedorismo no campo.
Com o apoio da Associação, muitos pequenos agricultores conseguirão se integrar e se adequar aos programas de incentivo, isenções e políticas públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que destina parte da produção familiar para escolas públicas. Esse tipo de iniciativo é fundamental para garantir renda estável e incentivar práticas de produção diversificadas e saudáveis.
A atuação da Associação Agrária de Marília na agricultura familiar demonstrará como a união e a cooperação podem transformar realidades e fortalecer os produtores, estimulando a inclusão, a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico, se consolidando como uma referência na cidade e região, , contribuindo para a qualidade de vida, o fomento e o crescimento da economia.
Comentarios