O Centro Interdisciplinar em Diabetes (Cenid), vinculado à Universidade de Marília (Unimar), foi contemplado com uma bolsa de doutorado e duas de mestrado na Chamada Pública CNPq, no Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG), que tem como objetivo fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação. A conquista reforça o papel do Cenid como referência em pesquisas interdisciplinares voltadas ao enfrentamento do diabetes, uma das condições crônicas de maior impacto na saúde pública brasileira.
De acordo com a coordenadora clínica do Cenid, a Professora Jesselina Francisco dos Santos Haber, é uma conquista que reafirma a qualidade do projeto. “Esta conquista premia um trabalho árduo e disciplinado. Há 25 anos estou na Unimar e trabalho com diabetes, mas as conquistas chegaram quando nos unimos de forma interdisciplinar. O Cenid é um trabalho recente, que surgiu na pandemia, e cresceu exponencialmente em pouco tempo, mostrando a importância da interdisciplinaridade. Juntos analisamos o paciente de uma forma universal e a pesquisa científica avançou. Estas bolsas coroam a todos que lá trabalham e se dedicam. Nossa gratidão a Unimar que permite nosso crescimento e apoia a iniciativa”, destaca.
A Chamada Pública, lançada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem como objetivo fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação por meio da concessão de bolsas de mestrado e doutorado a projetos institucionais de pós-graduação.
“As bolsas que serão implementadas a partir de abril, permitirão o desenvolvimento de estudos avançados sobre o impacto socioeconômico da doença, estratégias de prevenção e o acesso equitativo a tratamentos, temas que dialogam com as demandas contemporâneas da sociedade brasileira. A expectativa é que os resultados das pesquisas financiadas pelas bolsas tragam contribuições significativas para as políticas públicas de saúde e para a qualidade de vida da população”, complementa Jesselina.
O CENID é um projeto interdisciplinar que integra o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) e o Programa de Pós-graduação Interdisciplinar da Saúde (PPGIS) da Unimar, o qual tem se destacado por explorar as interseções entre saúde, políticas públicas e direitos sociais no contexto do diabetes.
Além do impacto científico, as bolsas refletem diretamente no atendimento prestado pelo CENID. Os resultados das pesquisas são aplicados na prática clínica, permitindo que a equipe multidisciplinar ofereça um cuidado cada vez mais personalizado e baseado em evidências. Para a Universidade de Marília, essa sinergia entre ensino, pesquisa e extensão consolida a instituição como referência no combate ao diabetes e na formação de profissionais qualificados.
Segundo o coordenador do Cenid, Professor Eduardo Chagas, a conquista valoriza ainda mais o programa de pós-graduação, fortalecendo a interface entre pesquisa e assistência. “Com o apoio do CNPq, mestrandos e doutorandos podem se dedicar integralmente a investigações
inovadoras, contribuindo para avanços no tratamento, na prevenção de complicações e na qualidade de vida dos pacientes”, destaca.
A proposta para o CNPq foi coordenada pelo Professor Jefferson Aparecido Dias. Para ele, a conquista é um reconhecimento do trabalho sério e interdisciplinar que o Cenid vem desenvolvendo. “As bolsas de doutorado e mestrado serão fundamentais para aprofundarmos nossas pesquisas e formarmos profissionais capacitados para enfrentar os desafios do diabetes no Brasil”, afirmou.
“A Chamada CNPq nº 50/2024 recebeu propostas de diversas instituições de ensino superior e institutos de pesquisa do país, com um processo seletivo que priorizou a qualidade acadêmica e o potencial de impacto das pesquisas. A aprovação do Cenid demonstra a força da Unimar no cenário nacional de pós-graduação e sua capacidade de contribuir para o avanço do conhecimento em áreas estratégicas”, finaliza Dr. Jefferson.
コメント